reflexão

“O ser humano nasceu para ser feliz,completamente feliz.O ser humano nasceu com tudo programado para a felicidade.Você nasceu para dar certo.Esse é o grande projeto de Deus para sua vida. Esse é Seu grande segredo.”


quarta-feira, 31 de agosto de 2011

                           Sinais do coroinha
 


     Os sinais de um coroinha são gestos muito importantes, pois é através deles que interagimos com Deus. É necessário que estes gestos sejam feitos com respeito e fé.
Sinal da cruz
Pelo Sinal da Santa Cruz
(Sinal da Cruz na boca) Livrai-nos Deus Nosso Senhor
(Sinal da cruz no Peito) dos nossos inimigos
(Sinal da Cruz) Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém.
 Genuflexão
A genuflexão, que se faz dobrando o joelho direito até ao solo, significa adoração; é por isso reservada ao Santíssimo Sacramento e à santa Cruz desde a solene adoração na Ação litúrgica da Sexta-Feira da Paixão do Senhor, até ao início da Vigília pascal.
A inclinação significa a reverência e a honra que se presta às próprias pessoas ou aos seus símbolos. As inclinações são de duas espécies: inclinação de cabeça e inclinação do corpo.

a) A inclinação de cabeça faz-se ao nomear as três Pessoas divinas conjuntamente, ao nome de Jesus, da Virgem Santa Maria e do Santo em cuja honra é celebrada a Missa.


b) A inclinação do corpo, ou inclinação profunda, faz-se: ao altar; às orações Purificai o meu coração (Munda cor meum) e De coração humilhado (In spíritu humilitátis); no Símbolo às palavras E encarnou pelo Espírito Santo (Et incarnátus est); no Cânone Romano às palavras Humildemente Vos suplicamos (Supplices te rogamus). Também o diácono faz inclinação profunda ao pedir a bênção, antes da proclamação do Evangelho. Além disso, o sacerdote faz uma pequena inclinação enquanto diz as palavras do Senhor, na consagração.
Reverência
é um sinal de respeito ás coisas sagradas; faz-se dobrando a cabeça e os ombros diante da cruz e da imagem dos santos; reverência pode ser sinônimo de mesura, cumprimento, tratamento especial dado a membros do clero, ou respeito pelas coisas consideradas sagradas.

Objetos – os objetos litúrgicos (cálice, patena, galhetas, batina) são sagrados; devem, pois, ser usados com cuidado durante as cerimônias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário