reflexão

“O ser humano nasceu para ser feliz,completamente feliz.O ser humano nasceu com tudo programado para a felicidade.Você nasceu para dar certo.Esse é o grande projeto de Deus para sua vida. Esse é Seu grande segredo.”


terça-feira, 23 de agosto de 2011


                "Quem tiver ouvidos , ouça o que o Espírito diz ás igrejas." 


“Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”
(Apocalipse 3,22)

            Esse versículo tirado de um texto do livro do Apocalipse de São João, que é dito por muitos como um texto dirigido a Igreja atual, de nosso tempo. Realmente a “Mensagem a Laodicéia” se parece muito com os tempos vividos por nós hoje, tudo condiz e tudo bate. Porém, algo que me chamou muito a atenção foi o final desse texto, em que o Cordeiro nos pede para ouvir o que o Espírito tem a dizer; interessante isso, não?
            Veja irmãos, que essa é a ultima mensagem as igrejas no livro do Apocalipse. E não é igrejas no real sentido de plural, tendo uma conotação justificadora de termos várias religiões, mas sim das várias comunidades existentes. A Igreja Católica que está presente no mundo inteiro, Igreja oriental e ocidental, as Paróquias, Comunidades eclesiais, grupos, enfim todo o corpo celeste. E essa ultima mensagem vem justamente para um povo que se acomodou no relativismo, que como na própria mensagem vai dizer “não és nem frio nem quente” – é justamente a nossa vida de hoje em dia (pelo menos o que nos tem levado a ser).
            Esse Clamor feito pelo Senhor para ouvirmos o Espírito, torna-se algo forte para todos nós quando vemos o inicio da Renovação Carismática Católica, que se deu por volta dos anos 60. Sendo assim uma época de graça, de grandes conversões, uma época em que os fiéis viviam no ardor do Espírito, e ouviam o que Ele tinha a dizer. O inicio da RCC é realmente o inicio do fim, aonde devemos realmente começar a ouvir o Senhor, pois Ele realmente fala para aquele que quer ouvir e clama o Seu Santo Nome.
            Infelizmente com o passar do tempo sabe-se lá o porquê, as pessoas (algumas delas pelo menos) começaram a não gostar da RCC, e criar certa rejeição. E o triste é que isso acontece com muitos jovens, que contraditoriamente eram eles que começaram com a RCC praticamente, e viviam aquilo, pois o Espírito Santo era a sua juventude. Talvez ciladas de satanás sabendo que essa era e é a salvação de muita gente. O demônio é esperto, e antes mesmo que você conheça, ele já te coloca duvidas, rejeições, coisas contra, rancores, intrigas, tudo quanto for que te afaste da RCC; mesmo que você não perceba isso e ache que isso não existe.
            Concordo quando dizem que tem muita coisa errada nos movimentos da RCC, em alguns Grupos de Oração, isso é um fato que não podemos negar. Assim como em todo e qualquer grupo da igreja, isso sempre irá acontecer, seja de movimentos ultra-tradicionais ou não. A RCC não faz nada profano, nada que seja anti-liturgico, nada que faça o contrário que a Bíblia nos ensina, nada que o Catecismo da Igreja nos ensina, nada que o Santo Padre o Papa recrimine. O que a RCC faz é ouvir a doce voz do Senhor, a voz do Espírito, que muitas vezes tapamos para não ouvi-la, e por isso quebramos a cara tantas vezes, caímos nos erros, somos infelizes e queremos respostas, e a resposta é que você deveria ter o ouvido o Espírito do Senhor.
            Talvez uma das maiores alegações feitas pelos “anti carismáticos” é de que se usam ritos protestantes na RCC. Isso é um absurdo, louvamos ao Senhor, pedindo interseção da Virgem Maria, rezamos, renunciamos ao mundo e pedimos a graça da santidade. Se isso for rito protestante, me desculpe mas, Jesus também seria um... mas JESUS NÃO ERA NENHUM HEREGE. Vai lá saber se os protestantes no início não foram quem copiaram, mas como diz uma palavra de Deus, quando os Dele não querem algo, ele da para os outros, os ateus, os gregos. Assim como a inteligência que muitos rejeitavam, e como eram os gregos que a pediam tanto, foi lhes dada a sabedoria. Ai fazendo uma analogia, você duvida e rejeita tanto a oração em línguas, que é talvez por isso que quem ora em línguas no seu lugar é um protestante. (Se é que no caso dos protestantes é mesmo o Espírito Santo, porque tem uns que sinceramente é sinistro)
            Outro ponto que talvez os mais polêmicos, é a oração em língua citado acima, e o repouso no Espírito. Cara, a gente duvida tantas vezes, fala mal, não tem fé, diz que é mentira, algo automático, mas eu achava que era algo que Deus me dominaria e já Ele comandava geral. Mas muito pelo contrário, é algo muito simples, singelo; se começa a orar em línguas de mansinho, vai brotando do seu coração e você vai falando, a gente acha que é algo super complicado mas Deus age na simplicidade. Da mesma forma é o repouso, é de forma simples, você não vai cair se você não quiser pois Deus preza a sua liberdade, pois isso, você deve se abrir ao Espírito, e na simplicidade em que Ele age, repousar nos braços do Pai. Não ache que vai ser algo que tomará seu corpo e você falara e cairá no chão “possuído do espírito”, não é nas coisas do mal, e sim simples e calmo, você sente uma paz profunda, é você e Deus.
            Peço-vos irmãos para que não tenhais medo da RCC, talvez erros aconteçam, mas por falta de uma formação ou de renúncia do pecado. A RCC é o próprio Espírito Santo em movimento. Se abra a graça de Deus, que o Espírito Santo agirá, é a promessa de Pentecostes que Jesus nos fez. Siga na RCC sendo dos Grupos de oração, ou mesmo das Comunidades Católicas como a Comunidade Católica Shalom, que nasceu dentro da RCC. E como tantas outras, que nasceram quando se abriram a ouvir o que o Senhor tem a dizer. Viva a RCC você de linha tradicional, não saindo dos grupos que você vive (a não ser que seja vontade de Deus), mas sim se abrindo ao Espírito, tendo encontros com Deus, vivendo a unidade da Igreja. Todos somos membros do mesmo corpo místico de Cristo que é a Igreja Católica Apostólica Romana.
            Pra encerrar, eu deixo as mesmas palavras do Cordeiro: “Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”
Virgem Maria esposa do Espírito Santo, rogai por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário