reflexão

“O ser humano nasceu para ser feliz,completamente feliz.O ser humano nasceu com tudo programado para a felicidade.Você nasceu para dar certo.Esse é o grande projeto de Deus para sua vida. Esse é Seu grande segredo.”


sábado, 10 de setembro de 2011

   No plano de Deus mas com perdas eternas -
                Mensagem da Semana

        Portanto (como diz o Espírito Santo: "Hoje, se ouvirdes a voz dEle (de Deus),  Sl 95:7; Hb 4:7;
       Vós não endureçais os vossos corações, como na provocação, ao longo do dia da experimentação  no deserto,; Onde os vossos pais Me puseram a prova, Me testaram quanto genuinidade, e viram as Minhas obras por quarenta anos.  Por isso Me indignei contra esta geração, e disse: 'Estes sempre estão sendo enganados feitos extraviar no coração deles, e eles não conheceram os Meus caminhos.' Assim jurei na Minha ira, uma vez que eles não entrarão para o Meu repouso.") Hb 3:7
Pode parecer estranho o tema desta mensagem. Como pode alguém, ou um povo, estar obedecendo a Deus, andando no plano de Deus, ouvindo a Deus, vendo os feitos de Deus e ainda assim perder a benção.
         O fato é que isso é possível. Você pode obedecer a Deus e perder o que Deus tem de melhor para você. Posso chocar alguns com estas palavras mas isso é um fato. Ocorreu com Israel, ocorreu com muitos e está ocorrendo ainda hoje. Não basta ser obediente, mas ser temente a Deus. Não basta seguir mas ter boa vontade em seguir a Deus. Não basta glorificar ao Senhor e sim exaltar com todas as suas forças. Deus ama aqueles que O servem com alegria.
Israel foi chamado por Deus para libertação. Deus agiu de uma forma tão poderosa em favor de uma nação como nunca fora visto antes ou depois . Mostrou seu  poder e suas maravilhas. E depois de 400 anos de espera os liberta. Trabalha na vida de um homem o separa e o coloca como líder de uma nação.Os conduz no deserto, por 40 anos, mostrando seu amor, cuidado e atenção. No entanto todos que saíram do Egito pereceram com exceção de Josué e Calebe, e Moisés apenas viu a terra prometida antes de falecer.
        Porque ocorreu isso? Estavam desobedientes ao Senhor? Não gostavam de Deus? Deus não estava no meio deles? Deus os abandonou? Não sabiam mais das promessas que Deus dera a Abraão , Isaque e Jacó? Não, não e não. Eles estavam cientes das promessas. Eles estavam obedecendo a Deus. Eles sabiam que não existia outro Deus como nosso Deus. Mas o que ocorreu então? Se,estavam obedecendo a Deus, ouvindo a Deus, vendo o agir de Deus, porque perderam a benção? Porque não entraram na terra prometida? Deus era muito cruel? Não os amava? De forma alguma. Deus os amava. Deus os queria em poucos meses na terra da promessa. Deus os queria como nação separada para os abençoar, para os amar e cuidar deles. O que fez perderem tudo? O que fez com que errassem o alvo? O que eles fizeram para ter tamanha tragédia ao ponto de cerca de quase três milhões de vidas perecerem no deserto?
       A resposta para tudo isso está no texto que lemos no começo desta mensagem: O coração endurecido. Viram milagres demais. Eles disseram em Ex 17:2 Está o SENHOR no meio de nós, ou não?
Puseram Deus a prova de uma forma brusca, com raiva, com um coração endurecido, como quem dissesse: se Deus nos ama mesmo Ele não teria nos mandado passar por essa sede. Jamais estaríamos  neste sofrimento. Jamais passaríamos por essa angústia. Que Deus é esse que manda seu povo caminhar pelo deserto, com crianças e velhos e depois deixa em uma aflição de morte, tirando a provisão de água para sua sobrevivência? Será que Deus nos ama mesmo? Será que Deus está aqui mesmo? Se, está então mostre seu poder. Palavras não bastam, queremos ver poder!
        Eles tinham visto milagres demais. Maravilhas de Deus e como sabiam que Deus estava com eles endureceram o coração e em um gesto de maldade disseram : queremos ver a mão de Deus operando de novo. Se, sentiram adulados pelo Senhor, mas seus corações nunca pertenceram a Deus.
        Nada de errado em desejar ver o poder de Deus. Nada de errado em fazer provas com o Senhor. Nada de errado e esperar em Deus. Mas tudo de errado quando as intenções são contrárias à perfeita vontade divina. Eles nunca foram libertos do Egito. Saíram do Egito, mas levaram o Egito no coração. Deus em vez de amigo e Senhor bondoso, era visto como um problema agora. Se, acharam envaidecidos com o amor de Deus mostrando seus feitos e achavam que podiam mais, colocando o Senhor a prova. Seus corações não pertenciam a Deus, mas a si mesmos.
        Você pode estar no plano de Deus, obedecendo a Deus mas se sua intenção não é de seguir ao Senhor com, desejo,humildade, e, temor e tremor, tendo um coração quebrantado e contrito, saiba que irá perder todas as coisas inclusive sua vida.
      Você não é medido por Deus por seus atos, mas pelo seu coração. Qualquer um pode fazer o bem se quiser, mas fazer o bem com intuito de agradar a Deus é algo bem diferente.
     O povo que pereceu no deserto era um povo cujo coração estava endurecido pelo engano do pecado. Não importava o que fizessem estariam sempre errados pois seu interior não havia sido mudado. Você não é julgado pelo que faz mas pelo que é. Você não é um mentiroso porque mente mas mente porque é um mentiroso. A sua situação interior é que destrói você. Suas intenções pesam mais do que seus atos. Você pode ir a uma Igreja trezentas vezes por semana, se isso for possível, mas se seu coração não estiver voltado para Deus, sensível para Deus, quebrantado para Deus, todo esforço cai por terra. Deus não busca adoradores, mas santos adoradores. Ele não busca crentes de igreja mas um povo remido que o ama de verdade. Não busca religiosos mas gente que está comprometida com Ele para fazer a vontade dEle. Não busca multidões, mas um coração solitário que O ama de verdade. Tozer escreveu certa vez: Em toda a geração o número de justos é bem pouco. Esteja certo de estar entre eles. Não são as multidões que atraem a Deus, mas corações quebrantados, tementes ao Senhor.
     Deixe-me falar sobre um ponto muito importante: milagres e manifestações divinas. Eles viram muitos milagres e a mão do Senhor fez grandes feitos no meio do povo, mas pereceram. A bíblia diz no livro de Salmos: Fez conhecidos os Seus caminhos a Moisés, e os Seus feitos aos filhos de Israel. Sl 103.7
     Uma coisa é ver o agir de Deus outra é conhecer a Deus. Uma é provar a sobremesa outra é se alimentar. Sobremesas são boas mas se você der apenas isso para uma criança dia a após dia, ela vai morrer de inanição. É alimento? Sim, tem nutrientes, sim, mas são insuficientes para o crescimento. O mesmo ocorreu com Israel. Viram os milagres ( sobremesa ) mas não conheceram os caminhos de Deus, o prato principal, quem vem pela Palavra de Deus, a Bíblia. Moisés conheceu a Deus. Eles viram apenas os milagres. Estar no plano de Deus, obedecendo a Deus requer mais do seguir com o físico. Requer seguir com o coração, com desejo não de obter algo dele mas ver como Ele é, em sua Glória e majestade e ficar adorando-o em espírito e em verdade. Seguir a Deus não é difícil. O difícil é deixar de seguir a si mesmo. Abrir mão do passado e se lançar nas mãos do Senhor é uma tarefa difícil mas gloriosa, no presente e no porvir. Quem não faz isso perde o presente e o porvir. Israel perdeu tudo quando endureceram seus corações para Deus. Suas vidas foram ceifadas no deserto. Peregrinaram em sofrimento, sem rumo e sem receber a promessa. Sua eternidade está em julgamento. No plano de Deus mas com perdas eternas. Obedeça a Deus de coração. Ame-o, não pelo que Ele pode fazer por você, mas pelo que Ele é. Adore-O, sirva-O com todas as forças de tua alma. Você será abençoado. Você será amado pelo Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário