reflexão

“O ser humano nasceu para ser feliz,completamente feliz.O ser humano nasceu com tudo programado para a felicidade.Você nasceu para dar certo.Esse é o grande projeto de Deus para sua vida. Esse é Seu grande segredo.”


sábado, 2 de julho de 2011

São Pedro e São Paulo são homenageados



 

Texto Jackeline Bispo | Fotos Rodney Martins


Para muita gente, o mês de junho é sem dúvidas, um tempo especial de comemoração e renovação da fé. Quatro santos católicos são festejados, Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo. Em São Desidério as manifestações culturais reservam espaço especial para reverenciar essas datas. Na noite de quarta-feira, 29, os homenageados foram São Pedro e São Paulo, com muita animação e algumas novidades o evento atraiu centenas de moradores do município.


A tradicional missa realizada na frente da Capela do Cemitério São Pedro foi seguida pela queima da fogueira. Este costume se firmou no município na década de 1960 com a construção do muro do cemitério. A população da época organizava enormes fogueiras com uma árvore cravada no meio das chamas. Nela eram pendurados vários brindes. Todos aguardavam ansiosamente por sua queda, principalmente as crianças que se lançavam entre os galhos da árvore à procura das recompensas.

Esta foi uma das brincadeiras resgatadas pela prefeitura por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer em 2009. Segundo o secretário Nerito Carvalho o objetivo dos trabalhos realizados é manter as manifestações culturais e retomar antigos costumes que estavam esquecidos. 

“O departamento de Cultura tornou-se uma secretaria específica também em 2009 justamente com o intuito de destacar, valorizar, resgatar e fortalecer as atividades que identificam nossa terra e nossa gente”, confirma.

Outro cenário do festejo foi a Praça Abelardo Alencar, o público assistiu as apresentações das quadrilhas do distrito de Sítio Grande, da comunidade de Riacho Grande e a participação especial do grupo de dança, Força Jovem de Luis Eduardo Magalhães que além da quadrilha, trouxe o Bumba meu Boi e o Carimbó. 

“Acreditamos que a integração faz parte do processo cultural que revela os dons que cada pessoa tem”, sintetiza a coordenadora do grupo Rosalina de Fátima Rodrigues.

E é claro que nesta festa não podia faltar o forró, marca registrada das tradições nordestinas. Por isso a banda Doce Cabana, cujo vocalista Adélcio de Aquino é filho da terra, esquentou a noite fria e fez muita gente dançar bem agarradinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário