reflexão

“O ser humano nasceu para ser feliz,completamente feliz.O ser humano nasceu com tudo programado para a felicidade.Você nasceu para dar certo.Esse é o grande projeto de Deus para sua vida. Esse é Seu grande segredo.”


terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Missa no Sábado Serve para domingo?

Uma questão que intriga muitos católicos ainda é a de será que sempre a liturgia de sábado valerá para o domingo. Assim, participando da missa no sábado estaremos cumprindo com o nosso dever do terceiro mandamento, guardar domingos e dias de festas? Segundo o Código Canônico a resposta é sim, artigo 1248 §1. Porém, a celebração deve ser a do dia seguinte, no caso a do domingo. Portanto, a norma em destaque serve tanto para os domingos quanto para as demais festas de preceito. Para entender melhor temos o exemplo do Natal que já no dia 24 foi celebrado o que despensa os fiéis da participação no dia 25 de dezembro.

Porém, outra questão levantada em nossa paróquia é a de que se a missa é no sábado à tarde o padre tem obrigação de adiantar a celebração de domingo. Com a interpretação do código canônico a resposta é não. Pois consta a palavra "pode" e não a palavra "deve".

Logo devemos ficar atentos para saber se a celebração está sendo adiantada ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário