Os acidentes de trânsito têm resultado em grande número de mortes no Brasil. Os principais causadores de acidentes são motoristas que desrespeitam as leis de trânsito.
Pelo fato das pessoas serem dificilmente identificadas dentro de seus carros no trânsito, sentem-se com se estivessem no anonimato levando-os a agirem incosequentemente. A sensaçao de impunidade encoraja a execução de atos ilegais. O que gera aumento na incidênicia de infrações e acidentes.
Muitas pessoas têm conduta correta na vida comum, mas quando estão diante do volante são capazes de infrigir leis. É necessário conscientizar os condutores, pois mesmo quando estão dentro de seus veículos devem continuar respeitando seus semelhantes e as regras da sociedade. A educação é uma solução simples e barata.
A lei e a fiscalização devem ser rígidas em relação às condutas causadoras de acidentes, como dirigir bêbado. Mas, concomitantemente, deve-se realizar um trabalho educativo de longo prazo. Deve-se trabalhar com as crianças para ter um motorista mais consciente no futuro.
Com o cidadão educado e consciente será desnecessário a fiscalização excessiva e se alcançará a paz no trânsito brasileiro.
Marcelo